Previous Next

Exposição temática -Comemoração do “St. Patrick’s Day” na Biblioteca Escolar

As docentes de Inglês a lecionar aos 1º, 2º e 3º Ciclos, do Agrupamento de Escolas Escalada, Pampilhosa da Serra, decidiram festejar o dia de St. Patrick  (S. Patrício), dia do santo patrono da Irlanda, celebrado anualmente no dia 17 de março, na Irlanda e em muitos outros pontos do mundo, onde se podem encontrar comunidades irlandesas.

E quem foi exatamente este santo?

Patrick nasceu na Grã-Bretanha, mas, aos 16 anos, foi capturado e vendido como escravo para a Irlanda. Anos mais tarde, conseguiu fugir para a sua terra natal, mas regressou para pregar o Evangelho. Ele usou o trevo de três folhas para explicar a Santíssima Trindade e, por isso, hoje o trevo é um símbolo da cultura irlandesa. Há uma crença que atribui a St. Patrick o desaparecimento das cobras daquela ilha, mas algumas pessoas associam as cobras aos infiéis que foram expulsos.

No dia 17 de março, assinala-se o dia da sua morte, com festejos tanto na Irlanda como nos Estados Unidos e em muitos outros locais, onde vivem irlandeses, uma vez que muitos emigraram e levaram consigo as tradições da pátria.  Fazem-se desfiles nas ruas, as pessoas vestem-se de verde e chegam a decorar a comida e alguns edifícios públicos com a cor verde.

Assim, na nossa escola, os alunos foram convidados a dar “asas à sua imaginação”. Dentro da temática, os alunos decoraram um trevo e escreveram frases em inglês, alusivas à expressão “I am lucky because…”. Todos os trabalhos produzidos pelos alunos foram, posteriormente, expostos na Biblioteca Escolar e no edifício do 1º ciclo. Foram, igualmente, feitos trabalhos de pesquisa pelos alunos do 9º ano aos quais tinha sido proposta a procura de “limmericks” (poemas alusivos ao dia) e que também integraram a exposição.

Ao longo de duas semanas, toda a comunidade pôde visitar a exposição, para ficar a conhecer um pouco melhor esta tradição tipicamente anglófona, mas que, hoje em dia, se espalhou pelo mundo inteiro.

Arquivo de Notícias

© Rede de Bibliotecas de Pampilhosa da Serra

Pesquisa